Vereador pede criação da casa de farinha na comunidade de Olho D’água

INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 34/2017

EMENTA: CRIAÇÃO DA CASA DE FARINHA NA COMUNIDADE DE OLHO D’ÁGUA.

Autor: Vereador ANTONIO FRANCISCO DOS SANTOS NETO

Exmº. Sr. Antônio Maria Sousa Ramos Vianna

Presidente da Câmara Municipal de Paramirim

Nesta.

Senhor Presidente,

Indico a V. Exª., na forma regimental, após aprovação do Plenário, que seja encaminhado ao Poder Executivo a presente indicação objetivando a criação da Casa de Farinha, conforme indica.

JUSTIFICATIVA

A farinha de mandioca está presente na mesa da maioria da população, fazendo parte da dieta regional, representando muitas vezes, a única fonte de carboidrato.

No processamento da farinha, o nível tecnológico geralmente é básico, com a utilização de equipamentos rústicos e mão de obra familiar e/ou de colaboradores locais.

Durante a elaboração da farinha de mandioca nestas unidades tradicionais, nem sempre se observam cuidados com a higiene, comprometendo sobremaneira a qualidade sanitária deste precioso produto, diminuindo em muito o seu valor comercial, além de representar um risco para a saúde de quem está consumindo.

A comunidade de Olha D’Água não dispõe de um local adequado para o processamento da farinha. E lá existe um prédio escolar desativado, que pode ser um possível local para a instalação da casa de farinha de modo a atender à comunidade no beneficiamento da mandioca para transformação desta em farinha e demais derivados a exemplo do beiju.

Entretanto, alguns aspectos devem ser levados em consideração para a criação da casa de farinha, pois esta deve ser construída de modo que a área interna onde é torrada a farinha (chamada “área limpa”) seja separada da área onde a raiz de mandioca é recebida, lavada e descascada (chamada “área suja”). Esta divisão da casa de farinha é necessária para que não haja contaminação cruzada, isto é, a farinha torrada não seja contaminada pelas sujeiras que a raiz de mandioca ainda possui.

Desta forma, certo de contar com aprovação pelos Nobres Edis da presente indicação, e do bom senso e visão do Exm°. Sr. Prefeito Municipal, reitero os votos de estima e apreço.

Paramirim – BA, 13 de dezembro de 2017.

Antônio Francisco dos Santos Neto

Vereador

Esta entrada foi publicada em 2017, Antônio Francisco dos Santos Neto. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.