Moção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Deocleciano Ribeiro de Azevedo

MOÇÃO DE PESAR Nº 004/2016

EMENTA: PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-VEREADOR DEOCLECIANO RIBEIRO DE AZEVEDO.

 Autor: Vereador GEORGE LUIZ MAGALHÃES TANAJURA        

Proponho à Mesa Diretora, na forma regimental, MOÇÃO DE PESAR ao Sr. Deocleciano Ribeiro de Azevedo, ex-vereador de Paramirim, que no dia 05/06/2016 veio a falecimento.

Expressamos toda a nossa tristeza e comoção pela perda de um grande homem e político.

Na árvore genealógica dos Ribeiros de Magalhães presentes desde o final do século XVIII no Vale do Paramirim, o Sr. Deocleciano Ribeiro de Azevedo figura-se como trineto do Capitão Luís Ribeiro de Magalhães, dono primitivo da Fazenda Cachoeira, localizada a meio caminho de Água Quente (Érico Cardoso) e Paramirim, antigo Arraial do Ribeiro.

Era filho de Joaquim Ribeiro de Azevedo (Seu Quincas da Cachoeira) e Eurinda Magalhães Azevedo (Pequena), sendo esta também trineta do capitão Luís Ribeiro e primos carnais entre si.

Nasceu Deocleciano no Sitio Angico de propriedade do seu avô paterno Eustachio Ribeiro de Azevedo, um dos primeiros cidadãos a possuir veículo no município de Paramirim, em 22 de maio de 1922.

Casou-se em 04 de fevereiro de 1950 com Crescência Leão de Magalhães, que após o matrimônio passou a se chamar Crescência Magalhães Azevedo.

Estreou na vida política com apenas 25 anos de idade, tendo seu batismo de fogo ocorrido no pleito de 21 de dezembro de 1947, quando se candidatou e se elegeu vereador pela União Democrática Nacional (UDN), com 87 votos.

Volta a se candidatar no pleito de 03 de outubro de 1950 pela mesma sigla partidária, elegendo-se como vereador para o período de 1951 a 1955 e ocupando importantes cargos na mesa Diretora da Câmara de Paramirim. Foi alternadamente primeiro secretário, segundo tesoureiro e vice-presidente.

No pleito de 03 de outubro de 1954 submete novamente o seu nome para apreciação popular, mas perde as eleições por uma pequena diferença de votos. O destino quis que assim acontecesse, mas o seu prestígio perante o grupo e o seu conceito de cidadão honrado o fizeram merecedor do crédito e da confiança do prefeito eleito. Assim, Deocleciano é convidado para ocupar o cargo de tesoureiro da prefeitura municipal de Paramirim durante a gestão do Sr. Ulysses Cayres Britto, gestão esta, considerada como uma das mais transparentes de toda a história do município, não somente pela honestidade do seu administrador, como pela lisura e responsabilidade dos funcionários que integravam o seu governo.

Em 1958, volta a se candidatar desta feita pelas cores do Partido Republicano (PR), porém por insuficiência de votos, perde a sua quarta eleição.

Para melhor compreensão da trajetória de vida do Sr. Deocleciano e dos incontestáveis serviços por ele prestado à sua terra natal, ressaltamos que em 15 de novembro de 1959, inaugura-se em Paramirim a residência da Comissão do Vale do São Francisco sob o patrocínio do Deputado Novais e de outros políticos atuantes no município. É de se lembrar que na plêiade dos cidadãos paramirinhenses convidados para compor o seu quadro de funcionários figurava-se o nome do Sr. Deocleciano Ribeiro de Azevedo. Após a desativação da unidade da CVSF de Paramirim, em meados da década de sessenta, o Sr. Deocleciano, acompanhado de sua família muda-se para a cidade de Bom Jesus da Lapa, ali permanecendo como funcionário da antiga comissão do Vale do São Francisco, hoje CODEVASF, o tempo suficiente para conquistar de forma merecida a sua aposentadoria por tempo de serviço.

Sem esquecer as suas origens, uma vez desligado de suas funções empregatícias, no final da década de oitenta, o Sr. Deocleciano retorna a Paramirim e passa a residir no histórico casarão da Praça Santo Antônio, outrora pertencente aos familiares de sua esposa.

No início da década de noventa, ou mais precisamente em 01 de janeiro de 1993, quando o Dr. Gilberto Martins Britto assume por votação direta o cargo de prefeito de Paramirim o senhor Deocleciano foi um dos primeiros a ser nomeado para um dos mais importantes cargos de sua administração.

É de se ressaltar que a dinâmica da tesouraria municipal de Paramirim, já não era tão elementar como na década de cinquenta. Já não era mais uma simples tesouraria, mas uma versátil secretária de finanças envolvendo uma contabilidade muito complexa em função da chegada da informática, bem como do aumento crescente das rendas e dos recursos administrados e o tamanho da máquina administrativa no tocante as obras e o quadro de funcionários já existentes. Além do mais, a soma dos anos vividos de forma exemplar pelo Sr. Deocleciano já não lhe facultava o desempenho com habilidades das atividades exigidas por este cargo, apesar da vasta experiência adquirida ao longo de sua carreira profissional.

O Sr. Deocleciano Ribeiro de Azevedo teve muitos serviços prestados ao Município de Paramirim no decorrer dos seus 94 anos vividos em perfeita consonância com a sua família, com os seus amigos, com os seus correligionários, com os seus colegas de trabalho, com os seus concidadãos.

Na tarde deste domingo, 05 de junho de 2016, o Sr. Deocleciano deixa a sua querida Praça Santo Antônio, ora ornamentada para comemorar a festa do seu padroeiro, mas agora, em luto pela perda de um de seus moradores mais ilustres. Agora, órfã de um de seus filhos que muito fez por merecer os anos de vida que teve, pela conduta social que marcou a sua trajetória de trabalho, pelo legado que deixou para a sociedade paramirinhense. Um sertanejo que nasceu na roça, criou na cidade, mas deixou atrás de si um rastro positivo pela forma de vida que viveu.

E neste momento, entristecidos pelo acontecimento, oferecemos nossas condolências aos familiares e amigos deste nobre homem, expressando nosso profundo pesar pelo seu falecimento, deixando nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos, acariciando-nos pela fé Divina.

Paramirim – BA, 07 de maio de 2016.

George Luiz Magalhães Tanajura

Vereador

Aperte para ver o arquivo.

Esta entrada foi publicada em 2016, George Luiz, Moção. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.