RISCO DE ROMPIMENTO DA BARRAGEM DO ZABUMBÃO – Informativo da Câmara Municipal de Paramirim

RISCO DE ROMPIMENTO DA BARRAGEM DO ZABUMBÃO

Paramirim – BA

O Presidente da Câmara Municipal de Paramirim, Sr. George Luiz Magalhães Tanajura, vem informar a população de Paramirim e região que em 19 de novembro de 2018 foi divulgada uma reportagem Jornal Folha de São Paulo, sobre os dados de um Relatório da Agencia Nacional de Águas – ANA, que apontou sérios riscos de rompimento da Barragem do Zabumbão. Diante do conhecimento deste fato, no mesmo dia foi apresentado requerimento pelo Vereador George Luiz Magalhães Tanajura ao Legislativo para que o Governador do Estado, o Executivo Municipal, a CODEVASF e o Presidente da Bacia do Rio Paramirim, fossem, oficialmente, informados sobre os riscos e os prejuízos caso o fato apontado viesse a ocorrer, para que fossem tomadas as providências adequadas no sentido de evitar tamanha catástrofe.

Ainda em novembro de 2018, com a aprovação do requerimento, o Presidente do Legislativo a época, Sr. Antônio Maria Sousa Ramos Vianna oficializou os órgãos indicados (Governo do Estado da Bahia, Executivo Municipal, CODEVASF e Presidente da Bacia do Rio Paramirim) com encaminhamento também do Relatório da ANA onde aponta os sérios riscos de rompimento da Barragem do Zabumbão, localizada na cidade de Paramirim – BA, para que fossem tomadas medidas de precaução no sentido de evitar o apontado no relatório.

Em 07 de dezembro de 2018, o Legislativo foi informado oficialmente pela Secretária Particular do Governador, Exmº. Sr. Rui Costa, do recebimento do requerimento, informando ainda que o mesmo havia sido encaminhado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.

Em 19 de dezembro de 2018, a CODEVASF manifestou-se com apresentação da Nota Técnica nº 042/2018 acerca das vistorias, obras e serviços realizados na Barragem do Zabumbão, identificando a necessidade de realização de serviços de manutenção, com anomalia grave em sua estrutura.

SOBRE A NOTA TÉCNICA 042/2018

Em atendimento à solicitação da Prefeitura Municipal de Paramirim no qual sugere a realização de serviços de vistoria, perícias, manutenção e reparos na Barragem, a CODEVASF se manifestou da seguinte forma: “A Barragem do Zabumbão tem mais de 20 anos desde a sua inauguração, não tendo apresentado nenhum registro de acidente ou anomalia grave em sua estrutura, no entanto necessita de serviços de manutenção e correção de algumas anomalias identificadas: buraco no coroamento, erosões no talude de jusante, limpeza de calhas de drenagem, remoção de árvores e arbustos, reparos no concreto (torre de tomada d’água vertedouro).

ESTE LEGISLATIVO CONTINUA EMPENHADO PARA QUE SEJAM REALIZADAS OPERAÇÕES DE FORMA A EVITAR QUE UM POSSÍVEL ROMPIMENTO POSSA VIR A ACONTECER NA BARRAGEM DO ZABUMBÃO. TODA DOCUMENTAÇÃO CITADA ENCONTRA-SE EM ANEXO.

Anexo 01:
Anexo 02:
Anexo 03:
Anexo 04:
Anexo 05:
Anexo 06:
Anexo 07:
Anexo 08:

Esta entrada foi publicada em 2019, George Luiz. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.