Indicação pede a Preservação e incentivo a grupos folclóricos do nosso município

INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 001/2016

EMENTA: PRESERVAÇÃO E INCENTIVO A GRUPOS FOLCLÓRICOS DO NOSSO MUNICÍPIO.

Autor: Vereador ANTÔNIO JOSÉ RODRIGUES

Indico a Mesa Diretora, na forma regimental, após aprovação do Plenário, que seja encaminhado ao Poder Executivo a presente indicação objetivando a implantação de um projeto de preservação e incentivo a Filarmônica Banda Lira de Nossa Senhora das Graças de Canabravinha e Grupos de Reis existentes em nosso município.

JUSTIFICATIVA

Nosso Município está prestes a perder um patrimônio público cultural que é a Filarmônica Banda Lira de Nossa Senhora das Graças de Canabravinha composta por vários membros que hoje está resumida por falta de incentivo financeiro para manutenção da mesma.

Existem vários grupos de reis em diversas localidades do nosso município que estão se dissolvendo, prestes a acabar, por falta de incentivo financeiro como: Grupo de Reis do Grama, Grupo de Reis de Caraíbas, Grupo de Reis de Noruega, Grupo de Reis de Peixoto, Grupo de Reis do Buracão no Curral Velho e Brejo de Santa Tereza.

São grupos que têm mais de 30 a 40 anos de existência e alguns estão parados por não ter incentivo em passar a arte aos seus descendentes como crianças de modo geral.

A proposta é que seja destinado um valor específico para o grupo de reis e um valor maior para a Filarmônica Banda Lira de Nossa Senhora das Graças de Canabravinha por conter  maior número de membros e os instrumentos são mais caros.

Segunda proposta é que seja repassado um valor  a ser pago a cada maestro de cada grupo para que passe a dar aulas periodicamente às crianças de cada localidade, fazer periodicamente, ou em datas especiais como Natal, encontros de reis em cada comunidade para uma interação e incentivo a manter viva a tradição passando de geração em geração.

Desta forma, apresento esta indicação com o objetivo de contar com o apoio dos nobres colegas Edis para o Executivo autorizar a liberação desses valores e incentivo aos nossos grupos de reis e em especial a Banda Lira de Nossa Senhora das Graças de Canabravinha que são patrimônio cultural do município.

Deve-se atentar para o fato da Lei Orgânica dispor do seguinte:

“Art. 100 – O Município apoiará e incentivará a valorização, a produção e a difusão das manifestações culturais, prioritariamente, as diretamente ligadas à sua historia, à sua comunidade e aos seus bens, através de:

…..

XIV – apoio financeiro à Banda Lira Nossa Senhora das Graças, de Canabravinha;

…..”

Certo de contar com aprovação pelos Nobres Edis da presente indicação, e do bom senso da Exm°. Sr. Prefeito Municipal, reitero os meus votos de estima e apreço.

Paramirim – BA, 03 de agosto de 2016.

Antônio José Rodrigues

Vereador

Aperte para ver o arquivo.

Esta entrada foi publicada em 2016, Antonio José Rodrigues, Indicações. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.