Vereador pede a implantação do serviço de telefonia móvel da operadora Tim para Paramirim

INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº   010/2013

 

 

 

EMENTA: IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TELEFONIA MOVEL DA OPERADORA TIM.

 

 

 

Autor: Vereador ORLANDO FLOR E SILVA

 

Indico a Mesa Diretora, na forma regimental, após aprovação do Plenário, que seja encaminhado ao Poder Executivo a presente indicação objetivando que este busque meios de que a empresa TIM, operadora de telefonia móvel, implante os seus serviços em nosso município.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

É muito importante levar à população, serviços na área da telefonia móvel.

 

 

De acordo estudos realizados pelo Banco Mundial (Bird), cada 10% de inclusão de clientes no campo da telefonia celular representa um acréscimo de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) da localidade contemplada. Isso significa aumento na arrecadação de impostos, incentivo à formalidade no mercado de trabalho e geração de renda.

 

Dados da Anatel apontam que atualmente há 125 milhões de linhas de celulares habilitadas no Brasil contra 40 milhões da telefonia fixa. Na Bahia, o serviço conta com 7,8 milhões de clientes em quatro operadoras.

 

As Tecnologias GSM e 3G

A sigla GSM (Sistema Móvel Global) se tornou há pelo menos dez anos uma palavra comum às pessoas que utilizam o aparelho celular. Segundo especialistas, seus principais atributos são a facilidade de roaming – que é obter conectividade em áreas fora da localidade geográfica onde está registrado – e a dificuldade de fraudes. Atualmente é a tecnologia mais usada, com 73% do mercado mundial e é na Europa o seu ponto global mais forte. No Brasil, o mercado de GSM representa 28%.

 

Os defensores da tecnologia 3G acreditam que há um melhor desempenho e altas taxas de transmissão de dados com acesso a serviços de banda larga sem fio em qualquer tipo de computador.

 

Com estas básicas, mas diretas informações prestadas acima, podemos compreender a tamanha importância da telefonia móvel que representa na vida de qualquer cidadão brasileiro, inclusive à população de Paramirim.

 

Nós já dispomos dos serviços das operadoras VIVO S.A. e Claro, entretanto, a ampliação da cobertura do sinal para atendimento da região é de suma importância, visto o grande fluxo de veículos, caminhões e pessoas diversas que trafegam em nosso município, seja pela movimentação da economia, atividades turísticas ou profissionais, e que têm sofrido com a falta de comunicação e com a ação de criminosos na área.

 

Com a implantação de mais um sistema de telefonia móvel facilitará a comunicação para as prestadoras de serviços, comercio, órgãos públicos, instituições bancarias, financeiras e educacionais.

 

Sabendo que com isto, gerará emprego e renda com mais rapidez para o município, além de trazer informação de forma mais abrangente e em tempo real.

 

O avanço da tecnologia não pode ficar esquecido em nosso município, a exemplo da telefonia móvel, que já existe implantado em municípios de porte menor do que Paramirim.

 

O serviço, dentre outros fundamentos, permitirá a inclusão digital da população, através do acesso gratuito à internet banda larga para escolas e repartições públicas estaduais e municipais, já que com a chegada de sistemas de telefonia móvel a população também dispõe de acesso a internet através da tecnologia 3G.

 

Certo de contar com aprovação pelos Nobres Edis da presente indicação, e do bom senso do Exm°. Sr. Prefeito Municipal, reitero os meus votos de estima e apreço.

 

 

Paramirim – BA, 19 de junho de 2013.

 

 

 

 

Orlando Flor e Silva

Vereador

 

Aperte para ver o arquivo.

Esta entrada foi publicada em 2013, Orlando Flor. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.