Vereadores pedem a substituição das árvores plantadas nos logradouros públicos municipais por árvores frutíferas e plantação de novas árvores frutíferas

INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 06/2019

EMENTA: SUBSTITUIÇÃO DAS ÁRVORES PLANTADAS NOS LOGRADOUROS PÚBLICOS MUNICIPAIS POR ÁRVORES FRUTÍFERAS E PLANTAÇÃO DE NOVAS ÁRVORES FRUTÍFERAS.

Autor (es): Vereador (es) GEORGE LUIZ MAGALHÃES TANAJURA e ORLANDO FLOR E SILVA           

Exmº. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paramirim

Nesta.

Indico a V. Exª., na forma regimental, após aprovação do Plenário, que seja encaminhado ao Poder Executivo a presente indicação.

JUSTIFICATIVA

As árvores frutíferas estão por todas as nossas matas e campos, porém pouco se vê essas árvores plantadas em áreas públicas das cidades como calçadas e praças.

Existem inúmeras árvores frutíferas nativas que apresentam frutos pequenos e que não atrapalham a infraestrutura urbana, sendo capazes de aumentar a biodiversidade com a atração de pássaros e outros animais de ambientes naturais, que ajudam a reequilibrar o meio ambiente urbano através do controle de pragas e o plantio de novas árvores trazidas de suas refeições nas matas.

O plantio dessas árvores reconectam a população com prazeres simples como colher frutas silvestres no pé e a descoberta de novos sabores, incentivam o uso de espaços públicos e, em tempos de internet, as crianças a subirem e brincarem em árvores.

E é isso que buscamos através dessa indicação, a substituição de algumas árvores já plantadas por árvores frutíferas, e quando da implementação de mais árvores em nossa cidade, que seja dada preferência a estas variedades, pois além de embelezar, promover sombras, locais mais frescos e presar pelo meio ambiente.

Entretanto, tem que se observar que para a urbanização, principalmente nas vias de circulação, algumas espécies de árvore frutífera não devem ser utilizadas por formarem frutos grandes e/ou pesados, além de algumas terem probabilidade de contaminação dos frutos por conta de poluentes atmosféricos (principalmente da combustão de combustível), ou por poluentes no solo (metais pesados, dioxinas, etc.), não sendo recomendada a ingestão de frutos direto do pé nas áreas urbanas.

Desta forma, o plantio deverá ser feito com espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo estudos realizados no solo, e a dimensão das áreas.

Certo de contar com aprovação pelos Nobres Edis da presente indicação, e do bom senso do Exm°. Sr. Prefeito Municipal, reitero os votos de estima e apreço.

Paramirim – BA, 05 de junho de 2019.

George Luiz Magalhães Tanajura                                Orlando Flor e Silva

Vereador                                                                              Vereador

Esta entrada foi publicada em 2019, George Luiz, Orlando Flor. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.