Aprovado Projeto Lei que denomina a estrada da Serra em Paramirim de Estrada Padre Joaquim Maria Vieira

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 002, DE 11 DE MARÇO DE 2015

 

“Dispõe sobre denominação de logradouro publico, e dá outras providencias.”

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE PARAMIRIM, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com a Lei Orgânica Municipal, faz saber que o Plenário aprova e remete ao Chefe do Poder Executivo para sanção, a seguinte LEI:

 

Art. 1º. A estrada de acesso ao Sítio Histórico e Religioso fica denominada de Estrada Padre Joaquim Maria Vieira.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

JUSTIFICATIVA

 

O Padre Joaquim Maria Vieira, de nacionalidade portuguesa, veio para o Brasil ainda jovem, sendo Paramirim a sua primeira paróquia, como vigário entre os anos de 1913 e 1915. Na sua curta permanência entre nós se revelou dedicado condutor de seus paroquianos, como tribuno e homem cívico que era.

Dotado de grande espírito progressista, reorganizou o Apostolado da Oração, organização religiosa esta ainda hoje presente na Paróquia de Paramirim.

Assentou as bases da atual Igreja Matriz de Santo Antônio, orgulho de nós Paramirinhense, dando-lhe as feições externas que até hoje persistem.

Seguindo-se as tradições de sua época, levou ao alto da Serra do cruzeiro, numa inédita escalada, uma multidão de quase duas mil pessoas, onde assentou em 21 de fevereiro de 1915 um cruzeiro de madeira, ficando o local batizado como Morro da Santa Cruz.

Curta base nesta curta trajetória de vida, mas digna de reconhecimento da posteridade, devemos homenageá-lo num pleito de gratidão e justiça, dando o seu nome à estrada de acesso ao Sítio Histórico e Religioso, onde hoje se acham também instalados os diversos equipamentos de telecomunicações que beneficiam os municípios integrantes do Vale do Paramirim.

Expostas, assim, as razões determinantes da minha iniciativa, e contando com o acatamento dos Nobres Colegas, renovo os protestos de alta consideração.

 

Câmara Municipal de Paramirim – BA, 11 de março de 2015.

 

George Luiz Magalhães Tanajura                    José Olinto Pereira Leão

Vereador                                                     Vereador

Aperte para ver o arquivo.

Esta entrada foi publicada em 2015, Projetos de Lei Legislativo. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.